II Mostra de Performance da Galeria Cañizares de 14 a 18 de maio de 2012. Escola de Belas Artes - UFBA.
Os registros das Performances estão organizados por dia da semana, clique na barra acima.

Quinta-feira

17 de maio de 2012

 Arthur Scovino  - “Ludmila” / “Carta para Robert Siegelman” 
Uma mulher, um presente, um festival de performance... Ofereço os sentimentos mais íntimos de Ludmila ao céu da Bahia.
Correspondência entre dois artistas através do flickr: Ele pede uma fotografia. Decido enviar uma carta.

A performance continua...
http://www.flickr.com/photos/scovino/

fotos: Andres Murilo e Gabriel Guerra

 



 


_______________________________________________________________________________


Ricardo Biriba“Assepsia de artista” -.
apresenta ação referente aos estados de limpeza capturada de instantes do cotidiano ordinário repassado à limpo. Materiais: bacia com água, pincéis, palheta, creme dental, corpo e poesia sonora.
http://www.biribaperformance.blogspot.com/





 




__________________________________________________________________________



Tiago Sant’ana “Proposições para o Recôncavo nº 3”
Um homem com a cara pintada de preto, remontando a imagem do Nêgo Fugido, calça tamancos de rapadura. Com uma bandeja na mão contendo um copo com água gelada, anda em direção a uma bacia de metal com açúcar. Em pé, dentro do recipiente, o performer desenvolve uma ação com guardanapos e o corpo d'água. As imagens rementem ao imaginário popular do Recôncavo, de onde vem o artista, através de ícones como a manifestação popular do Nêgo Fugido e de materiais orgânicos como o açúcar e a rapadura - produtos desenvolvidos no período colonial (e atualmente) nessa região da Bahia. As ações se desenvolvem como uma maneira fruir matricialidades do Recôncavo a partir da linguagem contemporânea da performance. A obra faz relação com o eixo "O performer e sua imagem" por estabelecer uma íntima ligação entre o espaço em que o artista nasceu, bem como o desenvolvimento de uma estetização pós-moderna do cotidiano e de manifestações culturais dessa mesma região.


 






____________________________________________________________________________


Roberta Nascimento “Das tripas coração”
No histórico da arte encontramos muitos artistas que se colocaram em situações limite, seja ele financeiro, moral, político, enfim... claro que cada um a sua maneira, no entanto, hoje em dia onde quase tudo já foi experenciado, os limites estão cada vez mais difíceis de serem delimitados, tanto pelos próprios artistas, como pelo seu público, que muitas vezes saí da passividade e torna-se agente ativo da ação. Partindo de reflexões a respeito de acontecimentos em performances anteriores (como o caso da “Estética da Via Crucis”, onde sofri intervenções realmente violentas), questiono O QUÊ, o performer faz de sua imagem e, PORQUÊ o faz. Hoje em dia, me parece que o público já espera uma extrema exposição do artista (como o caso da nudez) ou uma mutilação... um ato de dor... sendo que, muitas vezes o próprio público é quem “causa”, em consequência de estímulos (ou não) tais situações. No trabalho “Das tripas, coração.”, o público é provocado a “responder” se de fato é gostoso presenciar um flagelo.


 

 


___________________________________________________________________




  Elvira Bono - "Muda” .
“Muda” é uma crítica, ao silêncio que nos é imposto em vários aspectos, por uma sociedade hipócrita e pseudo liberal. É o calar-se em muitos momentos em que se gostaria de falar, mas não se pode ou não se deve. É mudar porque os padrões lhe impõem, e o indivíduo necessita encaixar-se em padrões sociais e estéticos falsificando sua verdadeira identidade; aqueles que rompem com esses padrões tornam-se indivíduos marginalizados, discriminados, difamados e mal vistos por uma sociedade viciada em condutas de represália, são seus tabus. MUDA é tornar-se mudo, aderir ao mutismo seletivo ou ser obrigado a silenciar-se. MUDA é conjugação em terceira pessoa, no singular, do verbo Mudar: ELA ou ELE. Muda; e por isso talvez EU também mude, ou NÓS mudamos. Em uma época em que a televisão faz parte indispensável do cotidiano da grande maioria dos indivíduos, a imagem associada ao som provoca sensações no ser humano inimagináveis. Por isso, quando não se tem a televisão para entreter o som faz esse papel criando as trilhas sonoras particulares através de MP3,4,5, Ipod, celulares. A performance apenas como fotografia causa sem dúvida sensações fortes, associada entretanto ao som intensifica-as muito mais, tornando para algumas pessoas tão sedutora quanto insuportável.







 
fotos: Arthur Scovino e Thiago Sant'ana



_____________________________________________________________________________

Piscinão Mi_Zera



Júlia Bitencourt - "Garota da Chuva"
Fotos: Arthur Scovino







_________________________________________________________________


Grupo Mi_Zera - "Pato Molhado"
Fotos: Gabriel Guerra








Nenhum comentário:

Postar um comentário